terça-feira, 25 de abril de 2017

Notificações Push - Será?! Benefícios e desvantagens


Chegou de mansinho e acabou virando febre. Você (com certeza), já se deparou com aquele pedido de autorização para recebimento de notificações push no seu desktop (e celular também).


notificações push


Mas vamos pensar um pouco sobre isso.

Benefícios: 


1) Retenção de clientes = usando as notificações para a geração de informações importantes para o cliente. Dando dicas de produtos, ofertas e promoções "imperdíveis".

2) Personalização e filtros = o envio pode ser feito personalizado, criando grupos de clientes e aumentando o poder de assertividade. O cliente atual é MUITO exigente e quer sim conteúdo exclusivo, quer se sentir especial. Na hora do envio, verifique se será relevante para o cliente, o recebimento dessa notificação.

3) Tempo real = a informação gerada não deve ser guardada, o quanto antes o cliente receber, melhor. Jogue na tela dele suas promoções, eventos, novidades. Mate essa vontade em ser o primeiro a saber de tudo.

4) Aumento da taxa de abertura = em tese é de 100%, comparada aos e-mails. A notificação em push deve ser enviada em menor quantidade, porém sua entrega é garantida pois é feita "em mãos", sem erro.


Desavantagens:


1) Excesso de notificações: Tenha sempre em atenção a frequência e a pertinência da push, o excesso de notificações pode criar uma imagem negativa e fazer com que o seu cliente deixe de permitir a recepção das mensagens.

2) Falta de conteúdo: Não se preocupe se não tiver o que notificar. Não é obrigatório ter uma frequência. Envie quando necessário, apenas.

3) Poluição visual: Outros banners. Se atente para a que a tela do seu site não seja coberta por banners, propagandas e passar a impressão de desespero para o cliente. Vemos muitos sites usando push + banners + site + overlays + alertas + cliente indo embora e não voltando mais.


"A informação gerada não deve ser guardada"



(escrito por: Viviane Resende)








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